YouTube – Um Dia Você Aprende… (William Shakespeare)

 

 

WILLIAM SHAKESPEARE

 

CONTRARIAMENTE À MAIOR PARTE DOS DRAMATURGOS SEUS CONTEMPORÂNEOS, COMO POR EXEMPLO CHRISTOPHER MARLOWE, SHAKESPEARE NÃO SAIU DA UNIVERSIDADE, E AÍ RESIDE UM DOS ARGUMENTOS INVOCADOS POR AQUELES QUE PENSAM QUE O NOME DE SHAKESPEARE É O DE UM ACTOR SOB O QUAL SE OCULTA UM MISTERIOSO AUTOR CUJA IDENTIDADE, NESTE CASO, ESTARIA AINDA POR DESCOBRIR. O QUE É FACTO É QUE AS POLÊMICAS À VOLTA DO "CASO SHAKESPEARE" NÃO PERMITEM AINDA A AFIRMAÇÃO DE QUE SHAKESPEARE NÃO É SHAKESPEARE. É FACTO, TAMBÉM, QUE, POR VOLTA DE 1590, OS DRAMATURGOS "UNIVERSITÁRIOS" VIAM, COM INQUIETAÇÃO, DESENVOLVER-SE A POPULARIDADE DE UM HOMEM QUE NÃO É DE SEU GRUPO E A QUEM UM DE ENTRE ELES, GREENE, CHAMA "O FAZ-TUDO". SE HÁ UMA QUESTÃO SHAKESPEARIANA, COMO HÁ UMA QUESTÃO HOMÉRICA, É PRECISAMENTE PORQUE NÃO SE SABE SE SE TRATA DE UM SIMPLES ATAQUE CALUNIOSO DE UM RIVAL CIUMENTO OU SE O NOME DE SHAKESPEARE NÃO OCULTA A PRODUÇÃO DRAMÁTICA DE UM OU VÁRIOS AUTORES, PERTENCENDO SEM DÚVIDA À ARISTOCRACIA, E QUE NÃO DESEJAM COMPROMETER-SE NUMA ACTIVIDADE "POUCO RECOMENDÁVEL".

SEJA COMO FOR, É À DE 1590 QUE COMEÇA A MANIFESTAR-SE A REPUTAÇÃO DE UM AUTOR, QUE É AO MESMO TEMPO ACTOR E POETA, E CUJA CARREIRA É ACOMPANHADA POR UMA ESPANTOSA ASCENSÃO SOCIAL. NÃO QUE SHAKESPEARE FOSSE DE UM NÍVEL SOCIAL BAIXO. BEM PELO CONTRÁRIO, ERA FILHO DE UM COMERCIANTE ABASTADO DA PEQUENA CIDADE DE STRATFORD-ON-AVON, PRÓXIMA DE WARWICK, ONDE NASCEU EM 1564. O PAI, QUE CHEGARA MESMO A EXERCER FUNÇÕES MUNICIPAIS, FOI PASSADO TEMPO VÍTIMA DE UMA CRISE ECONÔMICA, O QUE OBRIGOU O FILHO A ABANDONAR OS ESTUDOS COM A IDADE DE 14 ANOS. AOS 18 ANOS, WILLIAM CASA-SE EM STRATFORD, NO ANO DE 1582. DEPOIS, ATÉ 1592, OS SEUS BIÓGRAFOS PERDEM-LHE O RASTO, LACUNA TANTO MAIS GRAVE DADO QUE É O PERÍODO DA SUA FORMAÇÃO E POR SER TAMBÉM O PERÍODO NO TERMO DO QUAL ENTRA NA LITERATURA, NÃO TARDANDO A TORNAR-SE CÉLEBRE. ALGUNS INDÍCIOS PERMITEM JULGAR QUE VIAJOU PELO CONTINENTE, PROVAVELMENTE PELA ITÁLIA, APÓS O QUE, PARA GANHAR A VIDA, SE LIGOU A UM GRUPO DE COMEDIANTES, ONDE O SEU GÊNIO LHE ASSEGUROU EM BREVE UMA POSIÇÃO PREDOMINANTE.

A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE LHE VOLTA A SEGUIR O RASTO, ENCONTRAMO-LO COMO BENEFICIÁRIO DO FAVOR DE GRANDES SENHORES, PARA QUEM ESCREVE POEMAS, E QUE SÃO OS PRIMEIROS TESTEMUNHOS DO SEU GÊNIO LITERÁRIO, COMO É O CASO DOS DOIS POEMAS, ESCRITOS EM 1593 E 1594, PARA O CONDE DE SOUTHAMPTON, INTITULADOS VENUS AND ADONIS E THE RAPE OF LUCRECE.

COMEÇA ENTÃO PARA ELE UM PERÍODO DE CRESCENTE PROSPERIDADE, AO LONGO DO QUAL PÕE EM CENA NUMEROSAS PEÇAS. ENRIQUECE, GANHA O TÍTULO DE GENTLEMEN, CONHECE O FAVOR REAL, PRIMEIRO JUNTO DE ISABEL E DEPOIS JUNTO DE JAIME I. APESAR DAS SUAS LIGAÇÕES COM OS GRUPOS DE COMEDIANTES, DOS QUAIS CHEGARA A FAZER PARTE (EMBORA SE JULQUE QUE SÓ POR POUCO TEMPO FOI ACTOR), E DIFERENTEMENTE DOS BOÉMIOS UNIVERSITÁRIOS COMO MARLOWE, SHAKESPEARE É ENTÃO UM BURGUÊS ABASTADO E RESPEITÁVEL, QUE MANTÉM UM CONTACTO ININTERRUPTO COM A CIDADE NATAL. TODOS OS BIÓGRAFOS NOTARAM O INTERESSANTE FACTO DE, EM 1600, SHAKESPEARE CONSAGRAR UMA PARTE DA FORTUNA NA COMPRA DA MAIS BELA CASA DE STRATFORD-ON-AVON. É DE ACREDITAR QUE, PARA O FIM DA SUA VIDA, TENHA VIVIDO COM MAIOR PERMANÊNCIA EM STRATFORD. MORREU EM 25 DE ABRIL DE 1616, SENDO ENTERRADO NA IGREJA LOCAL.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESTA VIDA E A OBRA QUE NOS APARECE SOB O NOME DE SHAKESPEARE? SABE-SE QUE ESTA OBRA É UMA DAS MAIORES OBRAS DRAMÁTICAS DE TODOS OS TEMPOS, PELO QUE NELA EXISTE DE GÊNIO E DE CULTURA. NADA NA VIDA DE SHAKESPEARE NOS IMPEDE DE PENSAR QUE É ELE PRÓPRIO O AUTOR DA OBRA, MAS TAMBÉM NO RETRATO ALGO VAGO, QUE SE PODE ESTABELECER A PARTIR DO CONHECIMENTO BIOGRÁFICO, NADA PERMITE MANISFESTAR O EXTRAORDINÁRIO GÊNIO QUE SE MANISFESTA NOS DRAMAS. TAIS SÃO OS DADOS PLENOS DE MISTÉRIO DA QUESTÃO SHAKESPEARIANA.

SHAKESPEARE INAUGURA A OBRA DRAMÁTICA CERCA DE 1588: INSPIRA-SE PRIMEIRAMENTE NOS SEUS PREDECESSORES IMEDIATOS, COMO MARLOWE, E DEPOIS AFIRMA PROGRESSIVAMENTE A SUA ORIGINALIDADE. ATÉ À MORTE PRODUZIRÁ 37 PEÇAS, QUE EM GERAL SE PODEM DIVIDIR EM TRÊS CATEGORIAS AS COMÉDIAS (14), AS HISTÓRIAS (10) E AS TRAGÉDIAS (13, DAS QUAIS 7 RELATIVAS A TEMAS ANTIGOS). CRONOLOGICAMENTE, OS HISTORIADORES DISTINGUEM NESTA ABUNDANTE PRODUÇÃO QUATRO PERÍODOS:

A) DE 1588 A 1594, O PERÍODO DE APRENDIZAGEM, COM HENRY VI, RICHARD III E TITUS ANDRONICUS; DEPOIS, THE COMEDY OF ERRORS, THE TAMING OF SHREW, LOVE’S LABOUR’S LOST, A MIDSUMMER NIGHT’S DREAM E, EM 1594, DATA-CHAVE, A PRIMEIRA GRANDE TRAGÉDIA SHAKESPEARIANA, ROMEO AND JULIET;

B) DE 1595 A 1600, PERÍODO EM QUE ALTERNAM AS HISTÓRIAS E AS COMÉDIAS: RICHARD II, KING JOHN, HENRY IV E SOBRETUDO A OBRA-PRIMA DO GÊNERO, HENRY V; NAS COMÉDIAS, É A ÉPOCA DE THE MERCHANT OF VENICE, AS YOU LIKE IT, ETC. COMÉDIAS QUE SÃO PRINCIPALMENTE PSICOLÓGICAS E ROMANESCA;

C) DE 1601 A 1609, SURGE COMO QUE UMA REVOLUÇÃO NA INSPIRAÇÃO DO POETA, REFLEXO TALVEZ DE ACONTECIMENTOS PESSOAIS OU PÚBLICOS, POIS É A ALTURA EM QUE APARECEM AS GRANDES E TERRÍVEIS TRAGÉDIAS, AS OBRAS MAIS CÉLEBRES DO DRAMATURGO: JULIO CAESAR (1600), HAMLET (1601), OTHELLO (1604), KING LEAR (1605), MACBETH (1605), TIMON OF ATHENAS (1607), PARA SÓ CITAR AS PRINCIPAIS;

D) DE 1609 A 1616, A INSPIRAÇÃO DO POETA MODIFICA-SE AINDA: É A ÉPOCA DO TEATRO DE SONHO, DAS COMÉDIAS POÉTICAS E FANTÁSTICAS, CYMBELINE, THE WINTER’S TALE (1609) E, SOBRETUDO, THE TEMPEST (1611). A ESTE MESMO PERÍODO PERTENCE TAMBÉM UMA OBRA MISTERIOSA, A SÉRIE DOS 154 SONNETS, PUBLICADOS EM 1609, E ONDE SE PROCURA SABER SE CONSTITUEM UMA CONFIDÊNCIA POÉTICA OU UM SONHO DE PURA IMAGINAÇÃO. QUER SE TRATE DE UMA OU OUTRA COISA, THE SONNETS APROXIMAM-SE DAS COMÉDIAS DO ÚLTIMO PERÍODO: SÃO DE UMA BELEZA SIMULTANEAMENTE EMOCIONANTE E SERENA, UM CLIMA DE SONHO E DE POESIA INTENSA, COM UMA GRANDE RIQUEZA DE RITMOS, IMAGENS E SONORIDADES.

MISTERIOSA E PODEROSA, A OBRA DE SHAKESPEARE ULTRAPASSA LONGAMENTE A VIDA DO AUTOR: ELA CONSTITUI A PRÓPRIA ENCARNAÇÃO DO TEATRO NA SUA DIVERSIDADE E NA SUA PLENITUDE.

PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA, LDA.

Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s