PALESTRANTE E EDUCADOR

Clique

! MegaTom! Tema para Ler, Refletir e Comentar

RH Educador
*por Tom Coelho

Primeiro foi o “RH Operacional”, um velho conhecido dos profissionais da área. Trata-se do lendário DP, ou Departamento de Pessoal, berço dos recursos humanos, vinculado a questões meramente burocráticas. Um legado getulista, das conquistas perpetradas pela CLT e das garantias constitucionais.

Depois surgiu o “RH Gerencial”, com foco nas pessoas, recebendo inclusive denominações como “talentos humanos” ou “gestão de pessoas”. O intuito era valorizar o “capital humano” como grande diferencial competitivo.

Mais recentemente entrou em cena o “RH Estratégico”, uma versão com título pomposo e finalidade de aproximar o departamento das decisões corporativas, deixando de ser mero coadjuvante.

Estas três visões de RH coexistem, embora o operacional, eminentemente técnico, viceje na maioria das empresas. Se o gerencial humanizou as corporações, o estratégico voltou a distanciá-las das pessoas, diante da preocupação com o negócio e o resultado traduzido pelo azul na última linha do balanço.

Ainda que harmonizar estes três papéis seja um caminho digno de ser perseguido, um quarto propósito necessita ser considerado. Eu o chamo de “RH Educador” e seu preceito básico é instruir os colaboradores não apenas para a empresa, mas para a vida.

A razão é simples. Educar para a empresa contempla o justo objetivo de buscar a lucratividade. E educar para a vida respeita os imperativos individuais e sociais, suprindo um vácuo há muito deixado pelas instituições públicas e continuamente absorvidas pelas organizações privadas.

São missões deste RH Educador promover a qualidade de vida, mediante refeições nutricionalmente balanceadas e campanhas permanentes de combate ao alcoolismo, tabagismo e outras drogas. Desenvolver competências técnicas, comportamentais, relacionais e valorativas através de programas de treinamento em todos os níveis hierárquicos. Estimular atividades culturais e práticas de responsabilidade socioambiental. Ensinar planejamento financeiro para o bom equilíbrio do orçamento familiar. E estes são apenas alguns exemplos.

O RH não é mais ou menos importante do que qualquer outra divisão dentro de uma companhia, mas igualmente relevante, dentro de uma visão sistêmica. Porém, é o único que pode ser o esteio de transformações edificantes, porque não usa cimento e areia, números e dados como matéria-prima, mas corações e mentes.

* Tom Coelho, com formação em Publicidade pela ESPM, Economia pela USP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, e mestrando em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo Senac, é consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br.

04/07/2008

Artigos anteriores

Carta de Navegação

Tom Coelho participou do 1º Grande Fórum Via de Acesso sobre Carreira, que reuniu grandes conferencistas do Brasil, apresentando a palestra “O que não se aprenda na escola – Lições do passado para construir seu futuro”.

………………………………………..

Em parceria com a ABTD-Nacional, Tom Coelho ministrou o workshop “As Regras da Competência”, em São Paulo/SP, apresentando sua nova metodologia de mapeamento de competências distribuídas em competências técnicas, comportamentais, relacionais, valorativas e transcendentais.

………………………………………..

Durante o IV Encontro Nacional dos Procuradores Federais em Exercício no DNPM, realizado em Goiânia/GO, Tom Coelho apresentou o workshop “Sete Vidas – A Arte de Conciliar Vida Pessoal e Profissional”.

Tom Coelho no Rádio

Tom Coelho participa semanalmente no programa RBN Notícias, levado ao ar pela Rádio Boa Nova, de Guarulhos/SP, todas as segundas-feiras, entre 18h00 e 19h00, com o quadro “As Sete Vidas do Coelho”.

Agradecemos ao amigo Roberto Marchiori pela indicação e ao apresentador Augusto Pinheiro e toda sua equipe pela oportunidade e acolhimento.

Tom Coelho na Mídia

A revista Men’s Health publicou o artigo “Dê o pulo do gato”, adaptado do original “Como pedir aumento”, de Tom Coelho. Leia o artigo aqui.

O artigo “Tempo de Escolher” foi utilizado na íntegra durante a prova de português no concurso da Petrobras organizado pela Fundação Cesgranrio. Confira aqui o texto e as questões formuladas.

O suplemento “Talento & Sucesso” do jornal “Diário de S. Paulo” publicou a matéria “Mantenha as portas abertas”, com dicas de Tom Coelho para uma boa transição de emprego. Veja esta matéria na íntegra.

file:///C:/Users/Laercio/AppData/Local/Microsoft/Windows/Temporary%20Internet%20Files/Low/Content.IE5/GC80EHGD/image001%5B1%5D.gif

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s