YouTube – Alien Trailer

 

ALIEN

ítulo original: Alien.

Produção: EUA/1979.

Direção: Ridley Scott.

Elenco: Sigourney Weaver, John Hurt, Harry Dean Stanton, Tom Skerritt, Veronica

Cartwright, Iam Holm, Yaphet Kotto.

Prêmio: Oscar de efeitos especiais.

Distribuição: Fox Video, 116 minutos.

Lançado em 1979, o filme Alien, o oitavo passageiro, dirigido por Ridley Scott, conseguiu unir ficção científica e suspense de forma magistral e recebeu o Oscar de efeitos especiais. A nave espacial, com seus recursos tecnológicos, afigura-se de fato como um grande templo ambulante do futuro, daí o nome Nostrodomo, que evoca a gótica catedral parisiense de Notre-Dame. Sucesso de bilheteria, o filme teve duas continuações. Aliens, o resgate e Aliens 3, sempre protagonizados por Sigourney Weaver.

O filme conta a história de sete tripulantes de uma nave espacial destinada a fins comerciais, já num contexto do progresso tecnológico do terceiro milênio. Quando a nave se prepara para regressar à terra, o comandante Dallas recebe ordens para investigar a possível presença de vida alienígena num determinado planeta, conforme as prescrições do tráfego interplanetário: “Qualquer sinal de vida inteligente deve ser investigado”.

A nave consegue aterrissar no planeta indicado pelos computadores, mas sofre algumas avarias durante o pouso. Dallas desce com mais dois companheiros para investigar os sinais de vida. Um deles acaba sendo atingido por um organismo misterioso que permanece grudado em seu rosto.

Tendo assumido interinamente o comando da nave, Ripley (Sigourney) recusa-se a recebê-los de volta antes de passarem pela quarentena prevista. Mas o cientista Ash desobedece às ordens dadas pela moça e abre a porta da nave. Paulatinamente, então, a presença desse ser alienígena começa a causar um terror mortal dentro da nave na sua viagem de volta. Para sua grande surpresa, Ripley descobre que entre as orientações sigilosas que pautavam a conduta de Ash havia uma ordem categórica: “A prioridade é assegurar o transporte do organismo. A população é descartável”.

Apesar do terror implantado por esse organismo mutante, o cientista não permite a sua destruição: “É a primeira vez que encontramos esse espécime; temos que levá-lo”. Ele admira esse ser que utiliza sem remorsos a violência por não ser dotado de consciência. Ripley; contudo, procura desesperadamente preservar a vida dos sobreviventes, inclusive um gato.

Em termos didáticos, o enredo oferece meios para que os professores de física possam informar os alunos sobre o que é indispensáveis para a produção da vida e discutir com eles sobre as condições imaginárias apresentadas no filme como adequadas para a existência do ser mutante.

Os professores de ciências têm uma oportunidade para mostrar os avanços e conquistas já obtidos pela tecnologia moderna no conhecimento do espaço, bem como as eventuais possibilidades de que esse mundo de ficção possa um dia se tornar realidade.

A trama apresenta ainda elementos para debater a necessidade do respeito aos valores éticos nas pesquisas destinadas ao progresso tecnológico, sobretudo quando conduzidas com finalidade bélicas.

No filme ET, o extraterrestre, Spielberg mostra um pequeno alienígena reconduzido de volta ao espaço graças à amizade de um grupo de meninos, que se dispõe a defender esse ser indefeso e bondoso contra os agentes da segurança nacional, interessados em usá-lo como cobaia. No filme de Ridley Scott, o mutante alienígena é violento, mas deve ser trazido para utilização em experiências militares.

Nos dois casos, um alerta: o progresso deve sempre ser um instrumento para melhorar as condições da vida humana, não para destruí-la. Alien, o oitavo passageiro é entretenimento garantido para quem gosta de sentir as fortes emoções de um bom suspense.

 

Ridley Scott comanda DiCaprio em dois filmes (Março de 2008), Hal Holbrook e Ruby Dee podem quebrar recorde no Oscar (Fevereiro de 2008), Edição Especial de “Blade Runner” com três discos chegará em dezembro (Novembro de 2007), “O Gângster” estréia em primeiro nos Estados Unidos (Novembro de 2007), Robin Hood terá nova adaptação no cinema (Junho de 2007), Versão do diretor de "Blade Runner" chega às lojas no dia 23 de novembro (Outubro de 2006), Novos de Altman, Fears, De Palma, Lumet e Linklater serão exibidos no Festival do Rio (Setembro de 2006), FOX anuncia filmes que participam do Festival de Toronto (Setembro de 2006), "Cruzada" estréia em primeiro nos Estados Unidos (Maio de 2005), Cinema perde David Hemmings (Dezembro de 2003), "Gladiador 2" (Agosto de 2003), Diretores de peso brigam por “Alien 5” (Abril de 2003), Russell Crowe já é um homem casado (Abril de 2003).

 

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s