YouTube – Sonia Braga – The Milagro Beanfield War (01)

 

Rebelião em Milagro

Título original: The Milagro beanfield warn.

Produção: EUA / 1988.

Direção: Robert Redford.

Elenco: Ruben Blades, Richard Bradford, Sonia Braga, Julie Carmen, Melanie Griffith.

Distribuição: CIC Vídeo, 114 minutos.

 

 

REBELIÃO EM MILAGRO

A luta pelos direitos sociais tem recebido diversas abordagens no cinema, em geral enfatizando o caráter dramático e violento dos conflitos. Rebelião em Milagro aborda o tema de maneira mais leve, marcada por uma certa dose de humor.

Baseado num romance de John Nichols, o filme foi dirigido por Robert Redford e conta com a atuação expressiva de Sonia Braga, num elenco formado só por americanos. A ação se desenrola num pequeno povoado do Oeste dos Estados Unidos, Milagro, onde os antigos camponeses, de origem mexicana, começam a ser desalojados por proprietários norte-americanos.

A trama se inicia quando Joe Mondragon decide plantar feijão em seu pequeno lote, desviando para sua área a água represada pelo empresário Devine. Mantendo a água sob seu controle, Devine estava forçando os habitantes do lugar a lhe venderem suas terras, visando à construção de um grande parque recreativo em Milagro.

Diante do fato consumado, Ruby Archuleta (Sonia Braga), dona de um pequeno negócio, decide assumir a liderança dos moradores, para estimulá-los a permanecerem na região e lutarem pelos seus direitos. Nesse sentido, consegue a colaboração do advogado Charles Bloom, proprietário do jornal La voz del Norte e antigo defensor de causas operárias.

Tendo chegado à localidade para realizar uma pesquisa sociológica, Herbert Platt acaba se envolvendo na vida da população. Através do velho Amarante, o habitante mais antigo da região, toma conhecimento de suas tradições, compostas de elementos híbridos de magia e religião, vozes e aparições do "outro mundo", anjos ou santos, a oferta de alimentos a São Judas Tadeu, protetor das causas desesperadas, e até o braço perdido de Onofre Martinez, ao qual são atribuídos poderes mágicos. A figura misteriosa do sanfoneiro, perambulando pelas ruas desertas, na calada da noite, ou pelas estradas vizinhas, ao despertar da madrugada, é bem sugestiva desse envolvente clima de misticismo.

Os valores culturais da região, herdados de três séculos de tradição mexicana, com forte carga religiosa, constituem um poderoso elemento de coesão social. A essa cosmovisão antiga contrapõe-se o novo projeto empresarial, com o qual se pretende inserir a localidade no ritmo do progresso e do bem-estar moderno, expresso de forma simbólica pela televisão e a geladeira.

Em outros termos, tratava-se de substituir a antiga crença nos "milagres" de origem religiosa pelas novas realizações miraculosas operadas pela ciência e pela técnica.

Sob esse aspecto, é oportuna a analogia com o filme Lições de vida, afinal há um paralelo entre os moradores de Ibarra, no México, e os habitantes de Milagro.

Mas o enfoque principal do enredo é a capacidade de os milagrenses se unirem na defesa de seus próprios interesses, não obstante as pressões recebidas, tanto de suborno como de intimidação. A resistência desses antigos proprietários lembra a oposição passiva, mas decidida, dos nativos australianos contra a empresa que desejava despojá-los de suas terras, no filme Onde sonham as formigas verdes. A comparação entre um e outro também revelaria aspectos muito curiosos.

O filme chama a atenção sobre a questão fundiária também no Brasil, bem como sobre a necessidade de uma reforma agrária profunda e efetiva. Era na própria matriz de Milagro que os habitantes se reuniram para assumir a defesa de suas terras. Esse tópico pode também servir para recordar a atuação da Igreja em prol dos que estão sendo desapropriados e o trabalho da Comissão Pastoral da Terra.

 

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s