Clipe Fred Astaire & Ginger Rogers – A Tribute

 

Ginger e Fred

Título original: Ginger e Fred

Produção: Itália / 1986.

Direção: Frederico Fellini.

Elenco: Giulietta Masina, Marcello Mastroiani, Aldo Fabrizi.

Distribuição: F. J. Lucas / Concorde, 126 minutos.

 

 

A COMUNICAÇÃO DE MASSA EM DEBATE

( Ginger e Fred )

O filme Ginger e Fred, lançado em 1986, é mais uma criação genial de Fellini protogonizada por Giulietta Masina e Marcelo Mastroiani, excepcionais atores, sempre muito valorizados por este diretor Masina era também a mulher de Fellini.

O filme narra o reencontro de dois velhos artistas do teatro de variedades, antigos imitadores dos bailarinos americanos Ginger Rogers e Fred Astaire na arte do sapateado. Eles são convidados para se apresentarem em Roma, num programa de TV de grande audiência.

Como em outros filmes de Fellini, os protagonistas são pessoas marginalizadas pela sociedade. O diretor tem grande simpatia por elas, procurando ressaltar seus valores existenciais.

Enquanto Amélia Bonetti tenta disfarçar a idade, mostrando-se sempre empertigada, num esforço de auto-estima, e constantemente preocupada, num esforço de auto-estima, e constantemente preocupada com as normas e os horários, Pippo Botticelli, em franca decadência física, assume uma atitude anárquica, procurando sempre romper com as amarras das estruturas autoritárias da vida social.

Depois de trinta anos de afastamento, os dois revivem a época em que trabalharam juntos, com o despertar de sentimentos e afetos que o tempo quase havia apagado, como uma brasa no meio das cinzas.

Esse reencontro, contudo, não é suficiente para resgatar todo o passado; Amélia, que chegara sozinha na estação de Roma, parte também solitária, após um último adeus ao seu antigo companheiro de cena e de vida.

Paralelamente a essa história de amor mal-resolvida, Fellini aproveita para fazer uma severa crítica à televisão como meio de comunicação. De fato, a densidade dramática da narrativa é interrompida com freqüência pelas propagandas da televisão, anunciando mortadela Lombardoni, moljo Spitz ou diversas marcas de massa. Os aparelhos de televisão aparecem por toda parte: nas diversas alas do hotel, na portaria, na sala de estar, no refeitório e nos quartos, nos ônibus de turismo e nos táxis especiais.

O filme reafirma o domínio incontestável da imagem televisiva. Amélia conta que seus netos vivem grudados na televisão e admite que até ela era influenciada pela TV. Entre os números de maior sensação num programa de auditório (o Com vocês), é apresentado o testemunho de uma mulher que tinha ganho um prêmio por aceitar o desafio de ficar um mês inteiro sem assistir à televisão. Mas ela exclama, com emoção: "É um dinheiro maldito. Nunca mais". E o apresentador do programa acrescenta, em tom enfático: "Somos todos colegas, nunca mais sem televisão". Não obstante, Pippo Botticelli reage com firmeza a esse domínio, afirmando que os sessenta milhões de italianos não passavam de um bando de carneiros. "Pecaroni! Inventaram a televisão e ficam de cara grudada nela! Só querem ver televisão!"

O filme oferece meios para um debate sobre a influência da televisão como instrumento de informação e instrução e a necessidade de se criar nas pessoas a capacidade crítica, de forma a proveitar a riqueza de seus conteúdos culturais, noticiário, esporte, arte (música, canto, teatro, novela, cinema) e lazer, sem deixar-se dominar tanto por sua influência.

Não se trata de um manifesto contra a televisão em si, mas de um grito de alerta contra a passividade com que os espectadores recebem suas mensagens, sobretudo quando cedem ao consumo irracional gerado pelas campanhas publicitárias.

Ginger e Fred é um filme que provoca emoção pela delicadeza com que analisa os sentimentos da alma humana.

Clipe Fred Astaire & Ginger Rogers – A Tribute

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s